leram-me

domingo, 25 de novembro de 2012

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Sou da opinião que uma mulher quando casa, ou quando entra num relacionamento, acredita que aquela pessoa é a tal. Acredita que aquela pessoa a vai fazer sentir única, especial e amada. Acredita que aquela pessoa é a ideal para formar uma família. 
Não gosto de ouvir pessoas dizerem que se juntam em vez de casarem porque depois é mais fácil para separar...bolas! Mas juntar os trapinhos não implica comprometimento? Não significa partilhar uma vida com outra pessoa? E se estão já a pensar na separação...porque dar o passo em frente? Porquê juntar? É demasiado complexo para o meu entendimento, confesso...
Não creio que existam casamentos ou uniões perfeitos. Todos os casais têm os seus momentos...mas efetivamente a violência doméstica é algo que não consigo perceber! Não concebo que um homem ache que a mulher é sua pertença. Logo é-lhe permitido subjugar aquela que ludibriou para uma vida, que nunca teve intenção de lhe dar. Não consigo entender como uma mente pode achar-se no direito de agredir o seu par, consequentemente, dia após dia, achar que tem motivos para isso e que ela merece. Faz-me nojo pensar que bate, ameaça e humilha e no dia seguinte pede desculpa...como se tivesse necessidade de lançar a mulher na esperança da mudança, para depois, umas horas mais tarde destruí-la por completo, arrastando-a para mais agressividade, humilhação e mais do mesmo. 
Uma mulher que passa por este tipo de inferno é sem qualquer sombra de dúvida uma SUPER MULHER! E ela, de certeza, que também já proferiu frases como as que proferimos nós, que não somos agredidas..."eu até o matava!" "a mim não me batia!" " o meu marido não era capaz de me fazer isto nunca!"...até ao dia em que acordou para uma realidade diferente da que imaginava estar a viver.
A violência doméstica tem de ser denunciada! Como é possivel dormir descansada, sabendo que a vizinha levou uma sova? Como é possível no dia seguinte dizer bom dia a tamanho animal, como se fosse o mais comum dos homens? As mentalidades têm de mudar! O ditado "Entre marido e mulher não se mete a colher" está mais do que ultrapassado, no que respeita à violência! 

4 comentários:

  1. Faço das tuas as minhas palavras...ouvir nas noticias que só este ano ja morreram 30 mulheres vitimas de violencia domestica é assustador... Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. é triste existirem pessoas que são vitimas de violencia domestica e mais que triste e revoltante :/

    ResponderEliminar
  3. Violência doméstica é crime público o problema é quando a vitima nega tudo com medo de represálias.
    Conheço um caso de uma pessoa para as minhas idades que não lhe falta apoio da familia para sair dessa relação e no entanto ela continua com ele. Não se entende.

    Bjokas

    ResponderEliminar