leram-me

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Etapas da vida

A vida é feita de etapas. Umas mais felizes. Outras mais atribuladas. Outras ainda de êxtase total. Ouvi dizer algures que, só é realmente feliz quem já sofreu de tristeza...pois só aquele que experimentou o desaire pode rejubilar com a felicidade. Acredito piamente nisto! Muitas das minhas experiências na vida foram custosas...aflitivas...desanimadoras! Contudo, Deus tarda...mas não falha! Não mesmo! E os pensamentos negativos que outrora ocupavam a minha mente desapareceram. No seu lugar ficou a esperança de dias melhores...a crença de que a espera é digna de ser esperada, pois no fim vai compensar! Tenho dia marcado para a felicidade e isso é MÁGICO! Só falta um pequenino pormenor para ser MÁGICO e PERFEITO...mas tudo a seu tempo! Sim, porque a magia e a perfeição não existem só nos contos de fadas!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Feliz Aniversário, Bu

Hoje seria o teu aniversário. Não é um dia triste, apesar de já não estares aqui. Sinto-te bem presente, a acompanhar-me a cada dia, a dar-me a mão, tal como te dei as minhas duas nos teus últimos dias. Fazes-me ainda muita falta e queria que cá estivesses para veres tanta coisa que estou a realizar e que me deixa tão, mas tão feliz...sei que isso não será possível, mas estás bem vivo dentro do meu coração e assim será SEMPRE! 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Maré de sorte?

Há dias em que as boas novas dos outros nos deixam tão felizes como se fossem nossas. Há dias em que o coração se acalma, porque sente a esperança daqueles que esperaram tanto tempo pela realização de um sonho. Há dias em que a fé é renovada, porque, se os azares vêm aos pares, porque não virá a sorte também acompanhada de mais sorte? Há dias assim...e hoje é um deles!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Boas maneiras

Aula com o 4º ano
Enquanto ajudava com um projeto de descrição, envolvendo corte e colagem:

"De quem é esta tesoura que tenho na mão?" 
"É minha, professora..."
"Oh, desculpa lá J.P...toma..."
"Não faz mal professora. Até me pode dizer obrigada se quiser...eu não me importo!" 


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Magia para a Eva!

Desde que me conheço que sou adepta da fantasia! Invento uma história para tudo, com contornos mágicos e pormenores deliciosos. Sou a primeira a defender a existência do Pai Natal, da Fada dos Dentes, dos Unicórnios e da magia dos Arco-íris! 
Há uns dias, tomei conhecimento da história da Eva. Ela tem 7 anos, é cega e precisa de uma máquina de Braille para aprender a ler e a escrever! Em dezembro, encontrou o Pai Natal no IKEA e entregou-lhe a sua carta, desabafando com ele o seu maior desejo. O Pai Natal disse-lhe que ela teria a máquina no sapatinho...mas isso não aconteceu e a Eva desacreditou. Para mim, não há nada mais triste do que uma criança que não acredita na magia. E apesar de saber que o Pai Natal está ligado ao consumismo levado ao extremo, eu tenho uma imagem bem diferente dele. Para mim, ele é o símbolo do altruísmo, da solidariedade...da própria magia! Queria muito ver o sorriso da Eva no dia 2 de Fevereiro, quando o Pai Natal lhe entregasse a sua máquina. Queria poder dizer-lhe que o Pai Natal já vai ficando velhote e por vezes esquece-se dos pedidos (que são tantos, tantos) mas que não é por mal. Queria poder ver este sonho da Eva concretizado e perceber que esta menina, com apenas 7 anos, voltou a acreditar na magia dos sonhos. 
Por vezes cabe aos adultos mover todos os esforços para que a magia se mantenha viva no coração das crianças! Porque afinal, o que seria da vida sem magia? 
Vamos ajudar! Vamos, vá lá!

Mas porque razão...

...há sempre uma segunda depois do fim de semana????

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Despedidas difíceis

A semana foi toda de despedida. Os dias atrapalhados, escondiam presentes personalizados, feitos com segredo e amor...já com saudade de quem ainda não havia partido. A sexta feira era como um dia longínquo, distante...pouco provável de acontecer. Mas efetivamente chegou...e com ela a certeza da partida de quem vai "dar para sempre"...para o outro lado do Mundo! No meu peito, a saudade o o orgulho atropelavam-se, para ver qual ganhava o lugar dianteiro. Lá se encaixaram no primeiro lugar, lado a lado, abraçadinhos à admiração gigante, que me ocupava o corpo todo. As despedidas não são fáceis para quem fica desfalcado de gente boa, de colegas de excelência, de profissionais de mão cheia. Mas deve ser muito pior para quem vai encarar uma nova realidade, sem comodidades, sem família por perto para abraçar! A coragem comove-me sempre! Gostava de ser assim...corajosa ao ponto de mudar a minha vida por completo...de partir à descoberta de novos mundos...de ir fazer a diferença na vida de quem nada tem! Talvez essa não seja a minha missiva nesta vida que escolhi. Mas orgulho-me muito de fazer parte integrante da vida de quem tem esse SuperPoder! 
Timor ganha assim dois professores de excelência! Eu perco, temporariamente, dois colegas ímpares, dois amigos únicos e soberbos! 
Tenho a certeza que as crianças timorenses têm pela frente um ano inteirinho de sorrisos rasgados! E é assim, dar para sempre!

Seguidores

A contagem dos meus seguidores anda em contagem decrescente...posso tirar muitas e variadas conclusões deste facto...
Obrigada aos resistentes! Isto de facto não é para todos...

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sentimentos divididos

Vivo num país que amo! Amo tanto, que nem sequer consigo imaginar-me a viver fora dele.
Vivo num país corrupto, que não respeita quem trabalhou uma vida inteira, quem estudou para dar mais de si...vivo num país que não se coíbe de fazer cortes na saúde e na educação para resolver um problema criado, a meu ver, por uma classe excessivamente gastadora...a política!
Vivo num país que abate cães de raça potencialmente perigosa, que mordem pessoas, sem tentar perceber de que raça são as pessoas que os criam!
Mas também vivo num país que se comove com uma pessoa que prefere passar o resto dos seus dias à fome e ao frio da rua do que entregar o seu "melhor amigo"...de raça canina...a alguém, para assim poder ter um teto em cima da sua cabeça! Não gosto de ver as notícias...deixam-me triste e desiludida...frustrada por ver o meu amado país cair num poço que parece não ter fundo. Hoje chorei a ver as notícias...mas de emoção! Este é apenas mais um motivo pelo qual adoro o meu país...porque se deixa comover com histórias de amor verdadeiro e de dedicação a quem nos ama incondicionalmente, sem olhar a classes sociais ou a riquezas. Assim é o cão...assim deviam ser todas as pessoas! 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Acabou-se o que era doce!

Hoje foi dia de regresso ao trabalho! Estranhamente, encarei-o com um sorriso e quase não me custou levantar, de manhã! Foi bom rever os miúdos e os colegas! A parte das aulas é que se dispensava bem. Começar o 2º período a uma quinta feira...ninguém merece! Bem que podia começar apenas na segunda, que por si só já é um dia que mete nojo aos cães com aquele carisma que nós conhecemos!