leram-me

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sabes que a segunda te está a f...#$*

...quando vais dar a tua primeira aula do ano e chegas lá e tens apenas as funcionárias...
"Ai, e tal... o professor deve ter-se esquecido de a avisar que ainda não começava hoje...que chatice!"

(É uma verdadeira chatice é...principalmente quando só trabalhas 1 hora por dia e o teu carro não anda a água!)


"Cheira-me" a segunda...


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Alimento para a alma




Hoje fui visitar os colegas da minha antiga escola... Parece que já passou uma eternidade desde a última vez!
O reencontro é sempre mágico...passe uma semana ou um mês! O carinho que sinto em cada beijo, em cada sorriso rasgado...em cada abraço apertado é um verdadeiro alimento para a alma! E é tão bom sentirmos que temos amigos dos bons...daqueles que merecem tal designação! Daqueles que não precisam estar perto, pois carregam-nos sempre no coração!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Migalhas são pão...ou então não!

Há um ditado popular que ouço muitas vezes: "Migalhas são pão!" ...há que aproveitar todos os bocadinhos como se de um todo se tratasse!
Esta semana fui selecionada para um horário de 5 horas...SEMANAIS! Já ouvi de tudo... "é melhor que nada...!", "antes 5 que nenhuma!", "pelo menos estás ocupada!"...
A mim preocupam-me outras coisas...o miserável salário que vou receber, por exemplo! E o que vou gastar em combustível para dar uma aula por dia! Preocupa-me ter de requerer o subsídio parcial para poder sobreviver ao longo dos meses e descobrir que o tempo de subsídio a que tenho direito se vai esgotando, como se não estivesse a trabalhar hora nenhuma...e em fevereiro termina de vez!
Migalhas são pão, portanto!...Serão? Ou serão apenas migalhas?

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Paixões

Desde o meu 5º ano que sonhava ser professora de inglês, tudo por causa da minha primeira professora de inglês! Tirei o meu curso por paixão...e como qualquer paixão que se preze...deu mer*#! 
Há sete anos, quando pensava desistir da minha carreira por falta de colocação, surgiram as AEC nas escolas. Tudo muito precário...a recibos verdes e pouquíssimas horas...e ainda por cima ao 1º ciclo! Tive de pesar tudo muito bem! Afinal a minha formação era direcionada para o 3º ciclo e secundário...e convenhamos...lidar com adolescentes e crianças pequenas é um tanto diferente! Na altura, mantinha um trabalho que odiava num call center e decidi experimentar o horário de 9 horas. No primeiro dia não soube sequer o que fazer. Atiraram-me aos leões! 1º ano!!! Crianças sentadas no meu colo... Nessa altura, ninguém se preocupou com os professores, com a sua falta de formação, ninguém nos apoiou. Mas eu tinha uma paixão! Muito muito forte! Consumia-me todos os dias! Apostei na minha formação...paguei-a eu, do meu bolso! Só porque eu queria ser melhor, queria ser uma professora que marcasse a vida dos alunos, que fizesse a diferença. Durante alguns anos vivemos de forma precária, trabalhando à hora, recebendo também à hora, a recibos verdes pelas autarquias, eramos vistos pelos colegas como professores a brincar...de 3ª categoria ou abaixo. Nunca fiquei na escola unicamente as horas que marcavam no meu horário. Mas recebia unicamente essas! Gozei férias nas interrupções letivas, prejudicando assim o meu tempo de serviço. Gradualmente os horários foram melhorando, os agrupamentos começaram a "tomar conta" de nós e tudo parecia melhorar! E eu, que tanta resistência apresentava no início, voltei a apaixonar-me! Desta vez pelo 1º ciclo! Todos os dias aprendia mais do que ensinava! Envolvia-me naquelas vidas pequeninas mas tão cheias!  Durante estes 7 anos tive a sorte de ficar sempre no mesmo agrupamento, onde os colegas passaram a amigos muito rapidamente, e onde eramos de facto uma verdadeira família! Durante estes 7 anos os outros colegas das AEC "invejavam" esta ligação! Durante 7 anos vivi esta paixão com tudo a que tinha direito...e agora, tal como uma paixão de verão, acabou! O ano letivo ja começou e eu continuo desempregada! O ano letivo começou com professores sem horários e horários sem professores. O ano letivo começou com um exame de inglês ao 9º ano e um corte no inglês ao 1º ciclo. Basicamente dizem-me as entrelinhas que em Portugal se anda para trás...se corta no essencial!
Regredir em vez de progredir! 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Aturem-me...se puderem!

Estou de volta!
Parei de escrever por motivos errados, mas o certo é que precisava me afastar. Fez-me bem! E fez-me tão...mas tão mal! 
Há uns meses vi-me "a braços" com a infelicidade de ter de medir tudo o que dizia aqui...com medo do que algumas pessoas iam pensar...iam ficar a saber de mim. E quem me conhece sabe que não gosto de medir as minhas palavras. Este blog nasceu da necessidade de deixar sair emoções, opiniões, sentimentos meus! Tão meus que não podem ser medidos, ou não seriam meus! 
Durante esta pausa tive tempo para medir outras coisas...o meu interesse pela opinião dos outros, por exemplo! Isto fez-me bem! Mas, como tudo na vida tem um outro lado, o mesmo tempo serviu para me isolar e acumular...e isto fez-me mal! 
Hoje decidi voltar a escrever. Só porque sim. Só porque quero! E tenho o direito de fazer aquilo que eu quero!
Este blog é uma espécie de diário, onde posso desabafar as agruras e alegrias da minha vida. E é assim que vai continuar! Quem não quiser que não leia! Não estou cá para bater recordes de seguidores, comentários ou visitas. Estou cá porque gosto de escrever! E me sinto bem assim...
Aturem-me se puderem!