leram-me

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dignidade a troco de trabalho

Hoje terminava o prazo para a inscrição na tal prova para a docência. Já tinha decidido que não a fazia...tivesse as consequências que tivesse! Decidi no dia em que soube desta medida tomada por um professor incompetente! Tão incompetente que deixou a sua carreira para ir estragar a vida a quem faz o seu trabalho com amor, dedicação e muitos sacrifícios. De repente, este ex-professor-agora-ministro, esqueceu-se porque tirou um curso, porque se sacrificou ( se é que isso algum dia aconteceu) e o que custou andar a pagar propinas durante 5 anos. Esqueceu-se ou não quer lembrar...
Hoje fiquei triste por ter escolhido esta profissão...porque pertenço a uma classe que não se une para nada. Uma classe...se me permitem a expressão de quem está de mal com os colegas...de BORRADOS! Tão borrados que se foram logo inscrever para a tal da prova, que lhes permitirá dar aulas...ah, mas espera...eu tenho um certificado, passado pela minha Universidade que já diz isso mesmo! E eles também. Mas se calhar, tal como o Sr ex-professor-agora-ministro, esqueceram-se! Esqueceram-se também que, neste caso em particular, a UNIÃO fazia a força! E falava por si! Sempre queria ver se TODOS os professores contratados fizessem o mesmo que eu e não se inscrevessem para a tal provinha! O que acontecia minha gente????? Para o próximo ano letivo o Sr ex-professor-agora-ministro não tinha NINGUÉM para dar aulas além dos professores do quadro. O que será que ele poderia fazer? Aumentar as turmas para 50 alunos???? Dar aulas no pátio da escola, tudo ao molho e fé em Deus???
Diz-se muito acerca da prova. Diz-se até que visa melhorar o ensino. Não sei como, nem em quê...mas se assim é, o melhor seria fazê-la a todos os professores...todos sem exceção: contratados, com vínculo, do privado e público! E pagava-se a dívida de uma vez!!!!! Mas a tal da equidade, tão na moda nestes últimos meses, é muito linda na teoria! Na prática, a história conta-se noutros moldes!
Aos colegas que estão a ler isto e se inscreveram...lamento que o tenham feito! Todos precisamos de trabalhar. Eu também...desesperadamente! Mas escolher um trabalho a custo da minha dignidade...isso é que não!
Desejo muito boa sorte a quem vai fazer a prova no dia 18...que os 20 euritos não façam falta para o bacalhau...que o calor da dignidade não seja substituído pelo arrependimento, ou pior, pelo azedume de uma nota negativa...e que já agora parem de se queixar! Porque quem se resigna tem o direito de o fazer! Agora não tem é o direito de andar a queixar-se e a fingir que se importa! A máxima "eu faço se os outros fizerem" não se aplica à minha maneira de ver a vida desde os meus 7 ou 8 anos...

3 comentários:

  1. Sabes uma coisa? Estou a sensivelmente 3 meses de acabar o mestrado e nem sei bem o que pensar. Só sei que é frustrante estar a estudar e não conseguir ver uma luz ao fundo do túnel. Não me importo de trabalhar em qualquer coisa, até porque é isso que me espera, tudo menos dar aulas, mas ainda nem acabei o curso e já sinto que tenho todas as portas fechadas.

    ResponderEliminar
  2. Permita-me discordar da sua opinião.

    O certificado da universidade vale o que vale. Por exemplo, na minha área não basta apresentar o certificado para garantir que tenho aptidão para tal trabalho. É preciso fazer uma data de entrevistas e responder a dezenas de perguntas técnicas para mostrar que sou uma pessoa com competências suficientes.

    A área da educação é tão sensível com a da saúde. Se os professores têm medo de fazer um simples exame de competências então é porque não têm confiança nas suas capacidades de professor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se trata de ter medo de fazer um exame. Não tenho medo, tenho sim respeito por mim e pela profissão que escolhi. E se o seu certificado vale o que vale o meu diz que tenho competência para ensinar! Lembre-se que os professores são sujeitos a uma avaliação pelas aulas que dão e mesmo essas não são totalmente justas, devido Às quotas que existem...nem todos podem ter Bom ou Muito Bom, ainda que o mereçam. Por isso discordo ter de fazer um exame tirado a ferros, sem quaisquer regras que lhe confiram qualquer credibilidade. Se este exame é necessário, então TODOS os professores o deviam fazer...novos ou velhos. Se é uma mais valia para a educação TODOS deviam ser sujeitos a ele...privado e público. Se a intenção é para melhorar o ensino em Portugal então elaborem exames diferenciados para todas as áreas. Lembrem-se que os professores com menos de 5 anos de serviço podem ser professores há mais de 10 anos, sem colocação anual todos os anos. Desengane-se quem acha que é medo que os professores sentem...pois, a meu ver, é asco, vergonha e humilhação!
      E de uma próxima vez pode identificar-se, já que o anonimato sim, demonstra um certo "medo" de revelar opiniões.

      Eliminar