leram-me

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Paixões

Desde o meu 5º ano que sonhava ser professora de inglês, tudo por causa da minha primeira professora de inglês! Tirei o meu curso por paixão...e como qualquer paixão que se preze...deu mer*#! 
Há sete anos, quando pensava desistir da minha carreira por falta de colocação, surgiram as AEC nas escolas. Tudo muito precário...a recibos verdes e pouquíssimas horas...e ainda por cima ao 1º ciclo! Tive de pesar tudo muito bem! Afinal a minha formação era direcionada para o 3º ciclo e secundário...e convenhamos...lidar com adolescentes e crianças pequenas é um tanto diferente! Na altura, mantinha um trabalho que odiava num call center e decidi experimentar o horário de 9 horas. No primeiro dia não soube sequer o que fazer. Atiraram-me aos leões! 1º ano!!! Crianças sentadas no meu colo... Nessa altura, ninguém se preocupou com os professores, com a sua falta de formação, ninguém nos apoiou. Mas eu tinha uma paixão! Muito muito forte! Consumia-me todos os dias! Apostei na minha formação...paguei-a eu, do meu bolso! Só porque eu queria ser melhor, queria ser uma professora que marcasse a vida dos alunos, que fizesse a diferença. Durante alguns anos vivemos de forma precária, trabalhando à hora, recebendo também à hora, a recibos verdes pelas autarquias, eramos vistos pelos colegas como professores a brincar...de 3ª categoria ou abaixo. Nunca fiquei na escola unicamente as horas que marcavam no meu horário. Mas recebia unicamente essas! Gozei férias nas interrupções letivas, prejudicando assim o meu tempo de serviço. Gradualmente os horários foram melhorando, os agrupamentos começaram a "tomar conta" de nós e tudo parecia melhorar! E eu, que tanta resistência apresentava no início, voltei a apaixonar-me! Desta vez pelo 1º ciclo! Todos os dias aprendia mais do que ensinava! Envolvia-me naquelas vidas pequeninas mas tão cheias!  Durante estes 7 anos tive a sorte de ficar sempre no mesmo agrupamento, onde os colegas passaram a amigos muito rapidamente, e onde eramos de facto uma verdadeira família! Durante estes 7 anos os outros colegas das AEC "invejavam" esta ligação! Durante 7 anos vivi esta paixão com tudo a que tinha direito...e agora, tal como uma paixão de verão, acabou! O ano letivo ja começou e eu continuo desempregada! O ano letivo começou com professores sem horários e horários sem professores. O ano letivo começou com um exame de inglês ao 9º ano e um corte no inglês ao 1º ciclo. Basicamente dizem-me as entrelinhas que em Portugal se anda para trás...se corta no essencial!
Regredir em vez de progredir! 

3 comentários:

  1. é mesmo triste, isto tudo o que se está a passar..

    força..

    kisses***

    ResponderEliminar
  2. Compreendo-te perfeitamente!
    Infelizmente também sou professora e não vejo muito futuro na nossa profissão!
    Já estou a pensar seriamente em mudar de área, não é que as outras estejam melhores, mas, temos que tentar e nunca desistir!
    Força!
    kiss kiss***

    ResponderEliminar
  3. Este país só é para políticos, as outras áreas estão lixadas! :(

    ResponderEliminar