leram-me

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Não partilharás!

Dou aulas há apenas 6 anos, mas durante este tempo já aprendi muito sobre filhos e pais, sobre as suas relações e ralações...já perdi o sono com confissões que me foram feitas, com mãozinhas pequeninas a apertar as minhas, já admirei e parabenizei atitudes louváveis, mas acima de tudo (e penso que aqui reside a minha mágoa) já me choquei muito com acções deploráveis quer dos pais, quer dos filhos! Quando penso sobre isto, é inevitável concluir que os filhos são efectivamente o espelho dos seus pais. E isso é relativamente fácil de verificar! As crianças que têm pais com valores vincados e preocupados em dar a educação e não em serem amigos deles, são aqueles que nos surpreendem pela positiva. Mas os que têm defensores acérrimos dos seus actos, quer sejam louváveis ou deploráveis, acabam por nos surpreender pela negativa.
Ontem alertaram-me para não deixar partilhar lápis de cor (quais seringas infectadas!) porque os pais queixaram-se...(preparados???)...de que os filhos pediram caixas de lápis de cor novas no Natal!!!! Claro que tiveram de explicar aos filhos que a vida está difícil e não podiam andar a gastar a cada 3 meses dinheiro em lápis de cor...e depois lá trocaram os presentes, esses sim válidos e baratos...jogos para a PSP e Barbies e afins...
Tento todos os dias passar algo de válido a estas crianças. Sempre lhes expliquei que devem partilhar materiais e brinquedos, que o egoísmo não é saudável mas parece que terei de voltar atrás na minha palavra e ensinar-lhes o contrário. Por um lado até concordo, pois sou a primeira a defender que pais e professores devem ser coerentes! E eu não estou a ser com estes pais...

Sem comentários:

Enviar um comentário