leram-me

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Civismo...ou a falta dele...

Quem me conhece sabe que há coisas que só me acontecem a mim...é a mais pura das verdades. Hoje, não fosse uma bela de uma segunda feira, fui até à cidade, ver os saldos e desafiar as fortes probabilidades de me acontecer algo. Não havia lugares para estacionar. Depois de muito procurar lá encontrei um lugar. Ora, este parque, sobejamente conhecido pela quantidade imensa de arrumadores e filas de carros estacionados a meio da faixa de rodagem (como se uma linha contínua se tratasse), está sempre à pinha por ser gratuito (o tanas, que o arrumador está lá!). Bem, lá ia eu, na "faixa" da esquerda, quando, através de um espaço na "linha contínua", vejo um carro a sair de um lugar, do lado direito. (Lembro que não há duas faixas...apenas uma faixa larga...separada por carros estacionados a meio). Dei o pisca, apontei o carro para lá e esperei que a senhora recuasse. De repente um carro aparece e dá pisca para estacionar. Posso ser muita coisa, mas ainda não sou transparente. Como tal avisei o senhor, cheia de bons modos: "Olhe, eu já estava aqui a dar pisca para estacionar..." . Resposta do cretino senhor: "Pois...mas eu estou deste lado!" Fiquei boquiaberta. Olhei para o carro e vi três crianças. Tive de falar, pois as palavras já me saíam pela boca fora. "Muito parabéns pelo seu civismo! Está a educar muito bem os seus filhos!" 
E como Deus não dorme, do "meu" lado lá saiu um carro e eu pude estacionar.  
A falta de civismo está em alta! Não há respeito por nada nem ninguém. Não há princípios nem valores. É a lei do mata-esfola. Quando voltei para o meu carro, sem ver saldos nenhuns (confesso que a rebaixa no civismo me deixou desorientada) reparei que o cretino senhor conduzia uma bela viatura com matrícula suiça. Ora eu, que até já estive na Suiça, sei que o civismo faz parte da cultura deste país. E estes patêgos em vez de aproveitarem o facto de estarem noutro país e aprenderem a ser melhores cidadãos, não...envergonham-me do povo tão pouco cívico que somos...

1 comentário:

  1. odeio qaundo as pessoas tem esse tipo de comportamento, fazem-me logo saltar a tampa :)

    ResponderEliminar