leram-me

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Uma questão de educação

Nos últimos dias muito se tem dito acerca da falta de educação dos nossos governantes. Eu cá, depois de analisar bem a situação, acho que o Relvas está certo (ironia ao mais alto nível!). Tenho-me deparado, onde quer que vá, com um desprezo total pela língua portuguesa. Parece que, de repente, se deixou de saber escrever! E não me venham para aqui com tretas de que é da falta de hábito, esquecimento ou o diabo a quatro. Para mim, saber escrever é uma dádiva tão grande...devia ser tratada como tal até ao fim da vida e não desprezá-la assim que se deixa de ir à escola! É triste ver erros tão básicos! Assim sendo, vou dar umas dicas, se assim me permitirem: por exemplo "Voçes" - o c ao lado do e e do i já tem som de ss, por isso não tem cedilha. "Heis" -  este nem sei onde o foram inventar, pois o h não faz lá nada a não ser um tremendo erro. "Falas-te" - erro mais que comum...e que basta colocar um "não" antes da palavra para ter a certeza se há erro ou não. Se ela sofrer alteração, leva hífen...se não, não leva - "levaste o lixo?" ou "levas-te o lixo?" (negativa - "Não levaste o lixo." Não sofre alteração, logo a palavra não tem hífen. "Lembras-te de mim?" ou "lembraste de mim?" - (negativa -  "Não te lembras de mim?"  Verifica-se uma separação na negativa, logo a palavra tem hífen.) Aprendi isto na primária e nunca mais me esqueci. Sei que a minha profissão me aguça a veia correctora, mas aparte disso, penso que deveria ser um orgulho para todos sem excepção, saber escrever correctamente! Estarei certa ou errada?

4 comentários:

  1. Infelizmente, o português nunca foi o meu forte mas tenho-me esforçado para melhorá-lo :)

    Depois existem as pessoas que dizem "questume", "eles faram aquilo", "com nós", etc.

    ResponderEliminar
  2. o erro "Falas-te" antes confundia-me toda mas depois da "ajuda do não" problema resolvido :)

    ResponderEliminar
  3. Basta ver como escrevem 70% das pessoas nascidas depois da década de 80 princípios de 90, para perceber que o problema decorre do afrouxamento e de novas metodologias nas escolas, associadas à necessidade de apreender tudo demasiado depressa dessas gerações. Posso estar errado, mas...

    ResponderEliminar
  4. Certíssima! Eu sou uma apaixonada pela Língua Portuguesa e sinto-me a morrer um bocadinho mais de cada vez que leio erros como esses. São regras básicas. Como podem tê-las esquecido? Falta de leitura, é o que eu digo sempre.

    ResponderEliminar