leram-me

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Não-dia

Há dias que nos desesperam...que por muito que possamos fazer, nada parece ser suficiente...em que há sempre mais um acontecimento que nos vai marcar ainda mais pela negativa! Há dias assim...dias-não ou não-dias, como que gosto de lhes chamar! 
Hoje tive um não-dia...bastou pôr os pés fora da cama e zás! Atingiu-me como um raio. Os infortúnios foram-se atropelando, parecendo temer serem os últimos...
Mas sei que o meu não-dia bateu no fundo dos fundos quando, na escola, sou desafiada por alunos que nem sequer merecem essa designação...que estão na escola por obrigações sociais, para os parasitas dos paizinhos receberem os devidos subsídios...seres que se acham superiores aos comuns mortais...seres que se escondem atrás da tradicional dureza atribuída a uma minoria...seres que desde tenra idade aprendem a tratar mal tudo e todos, pois respeito é palavra que desconhecem e nem querem conhecer! Hoje...no meu não-dia...senti-me xenófoba e não foi coisa boa de sentir. Senti a calma abandonar-me o corpo e a fúria a tomar o seu lugar...deu-me vontade de deixar isto tudo para trás e desistir de vez...ou então rebentar o focinho a cara de um. 
Hoje, no meu não-dia, mantive a compostura, engoli em seco e levei o meu barco a bom porto. E ao mesmo tempo que desistia de uma atitude mais radical, senti vergonha da educação, da posição em que colocam os educadores, da libertinagem dos alunos...que são afinal também filhos, afilhados, sobrinhos...e voltou a dar-me vergonha...mas desta vez das famílias que estamos a criar...sem valores e sem um pingo de educação. 
Hoje é sem sombra de dúvidas um dia NÃO. 

2 comentários:

  1. Eu tenho PIEFs , PCAs, cursos profissionais e não trago para casa o que se passa na escola. Já o fiz, mas não me pagam o suficiente para isso! Beijinhos

    ResponderEliminar