leram-me

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Mãe Tirana

Hoje era suposto ser um dia agradável. Preparámos a festa para os finalistas com muito carinho. Até inventei de desenhar um belo de um painel para a parede (que deu para cima de um trabalhão, e uma dor nos joelhos que vai durar até amanhã). A festa correu bem, apesar dos nervos dos intervenientes. Houve aplausos, abraços, lágrimas, mais abraços, beijos, flores e cartolas pelo ar. Houve música, animação, peças de teatro, poesia, danças...não faltou nada! Ou melhor, faltou! Faltou bom senso a uma mamã, que se insurgiu contra a minha pessoa, porque me queixo do comportamento da filha, que ela considera exemplar! Ora, de uma vez por todas, gostava de conseguir fazer entender que as crianças não são as mesmas em casa e na escola. E mesmo na escola, adoptam comportamentos diferentes, dependendo do professor que têm na frente. Mas há pessoas que acham que não é assim e fazem questão de o dizer em voz alta e em frente da criança, para que esta saiba que a sua voz é soberana e a verdade absoluta! Serei a única a pensar que esta mamã vai sofrer grandes dissabores no futuro? Para finalizar o dia, que para mim já estava estragado, eis que me é dado o meu Livro de Curso, com as dedicatórias dos alunos, escritas no dia anterior, num intervalo. A filha da Mãe Tirana escreve " És a melhor professora que já tive. Adoro-te do fundo do meu coração!" Achei que a dita mamã devia ler o mesmo que eu. Depois da conversa com a progenitora, rapidamente percebi porque a filha se queixava das injustiças levadas a cabo nas minhas aulas, pela minha pessoa. E o mais engraçado é que chego a casa e a primeira coisa que leio é este post da Xio, que me faz querer erguer as mãos para o céu e agradecer milhentas vezes a mãezinha que tenho! Obrigada Mãe!

Sem comentários:

Enviar um comentário