leram-me

segunda-feira, 6 de junho de 2011

País das Maravilhas

Hoje é o Dia da Suécia! Tenho de confessar que me apaixonei por este país há uns bons 7 anos, quando lá fui pela primeira vez. A Suécia é, sem dúvidas, o meu País das Maravilhas, um lugar onde o civismo se respira! Um lugar onde o respeito pelos animais e pelas florestas faz toda a gente preservar o que tem, cumprindo regras básicas de uma civilização! Um lugar onde não há cães abandonados nas ruas, porque ter um cão implica burocracias e regras rígidas. Um lugar onde se pagam impostos altíssimos, mas que tem educação realmente gratuita! Um lugar onde existem oportunidades a sério para todos. Um lugar onde um emigrante, para poder trabalhar e ganhar um salário como qualquer cidadão sueco, tem de aprender primeiro a língua, num curso pago pelo país, evitando assim a precariedade! Um lugar que é efectivamente um País, na verdadeira acepção da palavra!

 (Por momentos, apeteceu-me ser sueca!)

Sem comentários:

Enviar um comentário