leram-me

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sorriso disfarçado

Os constrangimentos são sempre muito próprios e difíceis de explicar. Hoje, um aniversário foi vivido de forma estranha e constrangedora. Parecia que ninguém tinha o direito de sorrir, de se divertir. Não entendo esta dificuldade de levar a vida para a frente depois de uma morte tão sofrida. Eu prefiro viver momentos felizes, que me vão distraindo a memória dos tempos mais difíceis e tortuosos. Há os constrangimentos do tipo "Não tenho o direito de me divertir, porque estou de luto"; ou então "É uma vergonha estar a cantar passados apenas 15 dias" ou ainda "O que é que os vizinhos vão pensar?"...não sei sinceramente o que cada vizinho pensa, nem me interessa, para dizer a verdade. A mim parece-me lógico seguir a vida em frente, celebrando a vida! Quanto ao resto, o meu avô a mim, far-me-à falta toda a vida. Será sempre estranho celebrar o que quer que seja sem a sua presença. Não tem a ver com vergonha ou com pensamentos vizinhos...tem a ver com a ausência de alguém que amamos. E essa é sempre vivida de uma forma difícil! Dentro de 15 dias será o meu aniversário. Apesar de coincidir com uma festa de família, esse sim, símbolo de vida nova, não vou querer festejar. Não vou querer constrangimentos no dia do meu aniversário. Não vou querer que me cantem os parabéns (que sempre achei deprimente) a meio tom e com um sorriso enviesado. Não vou querer meia festa, meio alegre, meio triste. Vou apenas festejar a nova vida que temos na família e a sua passagem para a vida cristã. Acho que não há motivo mais nobre e bonito do que celebrar a vida após uma morte.

3 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo. Adoro o bilhete!**

    ResponderEliminar
  2. ora bem é a segunda vez que vou comentar este post, não por culpa tua nem minha mas sim por um erro informático que não permitiu o envio do mesmo e... "niklas" foi-se tudo que tinha escrito por àgua a baixo...
    mas aqui estou eu de novo a tentar lembrar-me das palavras que havia escrito...
    ora bem, este post não o poderia deixar de comentar dado a quantidade de empatias juntas...
    primeiro: o sofrimento comum que ambos estamos a passar, é realmente penoso quando a memória não descansa :(
    segundo: a vida tem de seguir em frente e o preto pode ser muito elegante em certas ocasiões, mas ainda assim é algo que não se vê muito no meu guarda roupa... apesar de a alma se vestir de negro... contudo não é visivel aos olhos de quem mais critica, mas sinceramente, estou a "borrifar-me" para a opinião alheia.
    terceiro: assim como tu nunca apreciei nada o dia do meu aniversário, contudo é sempre o nosso dia e algo de diferente sempre acontece por mais pequena que ela seja, por isso não fujas de quem te quer cantar os parabéns mesmo que desafinado ou com um sorriso enviezado, tenho a certeza que será de coração... e eu vou estar aqui a cantar-tos :p
    quarta: assim como tu, na mesma data, irei festejar a vida pois um ser especial veio a este mundo e decidiu ingressar na vida cristã :)

    é demasiada empatia num só, não é??
    mas gostei :)
    beijinhos lindos

    ResponderEliminar
  3. De facto até fiquei arrepiada com tantas coincidências... apesar de ter arredondado o número de dias até ao meu aniversário (que é a 7). Ainda assim, quero agradecer-te as tuas palavras sempre tão queridas. Celebremos a vida!

    ResponderEliminar