leram-me

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Espelho meu, espelho meu

Quando nos amamos de forma exacerbada é um perigo. O complexo de Narciso ataca e parece que nada mais importa no mundo. Aliás, o próprio mundo gira em volta do nosso lindo e perfeito umbigo. A Lua aparece no céu para nos ver dormir, o Sol simplesmente existe para nos contemplar e iluminar...e as nossas opiniões são quase como bíblias a seguir, dogmas irrefutáveis...verdades absolutas. Somos únicos e cheios de virtudes, fazemos tudo bem e somos perfeitos! Olhamos os outros com desdém, abanamos a nossa cabeça, desaprovando atitudes reprováveis, próprias de gentinha imperfeita (tentando esquecer que também já as tivemos um dia). É maravilhoso viver no Mundo Encantado do Eu!
Sempre gostei particularmente de ditados populares e há um que se aplica e eu associo silenciosamente em muitas ocasiões. Diz assim: "Gaba-te cesta, que vais à vindima!" É essencial gostarmos de nós, termos opiniões formadas, termos amor próprio! Mas, tal como no amor ao próximo, quando cai no exagero, o sentimento é doentio e destruidor...A mim faz-me efectivamente confusão conviver com "Narcisos" e "Bruxas Más" que vão olhando ao espelho e adorando o seu reflexo, sempre alerta para que ninguém roube a sua imensa importância! Afinal, o que seria do mundo sem as suas palavras? Viveríamos todos na ignorância!

1 comentário:

  1. afinal o que seria da perfeição sem o imperfeito???
    nada...seremos sempre imperfeitos aos olhos de alguem...
    ***

    ResponderEliminar