leram-me

quinta-feira, 3 de março de 2011

Que metáfora de Vida!

Existem diversas metáforas, comparações e analogias à vida. Eu própria já escrevi neste mesmo lugar que a vida é como um caderno diário, mas também gosto particularmente da ideia de a ver comparada a uma caixa de chocolates...nunca saber os sabores que se vão encontrar lá dentro ou, de a encarar como uma caixinha de surpresas (já que estas são sempre conotadas com algo positivo!) e até mesmo com uma peça de teatro, já que são emocionantes, criativas e únicas . Contudo, estes dias ouvi algo inquietante. Alguém comparou a vida a uma viagem de montanha-russa: as subidas são sempre emocionantes e divertidas...já as descidas são desconcertantes e complicadas. A viagem nem sempre é agradável, mas, no final, quando saímos do carrinho e fazemos um balanço da experiência, este é positivo e o sorriso está lá! Devo dizer que já andei numa montanha-russa e que o medo me assombrou todo o tempo! No fim, as pernas tremiam-me de tanto pavor e tive de ser ajudada a descer...nem sequer fiquei bem na fotografia! E jurei que a experiência não seria repetida...jamais! Assim sendo, e fazendo a analogia com a minha vida, o que quererá dizer? Que não vou gostar, vou ter medo o tempo todo e no fim ainda saio com as pernas a tremer e mal na fotografia??? Ai...não pode ser!

No fim das contas feitas, e vistas bem as coisas, não importa o tamanho da montanha russa, o conteúdo da caixinha de surpresas, o sabor dos chocolates, se a peça de teatro é um drama ou uma comédia, ou até mesmo se o caderno diário acaba todo rabiscado...o mais importante é quem levamos no coração, de toda esta experiência maravilhosa que é a Vida!

(Último paragrafo alterado depois de ter pensado nas palavras sábias da Daniela!)

6 comentários:

  1. Há que manter sempre a classe!!! Infelizmente a maior parte das pessoas importa-se em ficar bem na fotografia... o que vai mostrar aos outros!!! Mas será isso o mais importante? Que importa mostrar que somos lindos, magnificos e com um divertimento acima da média se lá no fundo só nos apetece desaparecer???? Eu sou transparente! Quem quiser gostar de mim terá que gostar daquilo que eu sou... por isso não tenho medo de sair da montanha russa com ajuda, com as pernas a tremer... e se precisar de ajuda para me levantar... agradecerei a ajuda! E prometo que quando vir que alguém está com as pernas "bambas" e não consegue sair da Montanha sozinho... estarei lá!
    O mundo devia ser mais solidário e deixar de se importar com as coisas menos importantes... aparências são só aparências! O que conta é a essência das pessoas!
    beijocas enormes Su!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Ora lá está! A fotografia de que falava era outra, mas gostei da tua interpretação!
    Além de transparente és também um ser magnífico! Não importa o tamanho da montanha, o conteúdo da caixinha de surpresas, o sabor dos chocolates, se a peça de teatro é um drama ou uma comédia, ou até mesmo se o caderno diário acaba todo rabiscado...o mais importante é quem levamos no coração de toda esta experiência maravilhosa que é a Vida!
    Sorte tenho eu de te levar comigo!
    Beijinhos mts mts e tantos

    ResponderEliminar
  3. MUITO AGRADECIDA!!! A sorte é reciproca... amigos de verdade atam-se no peito com fita de veludo, com muito amor e muito carinho!!! E para os manter é preciso muito trabalho, perseverança e nós bem atados, entrelaçados e bem esticados, contudo transparentes e sempre sempre presentes!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Adorei a imagem de me atar aos amigos com fita de veludo! Palavras encantadoras, as tuas!

    ResponderEliminar
  5. "Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Pois a sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você.
    E o que os outros pensam, é problema deles"

    bob marley

    ResponderEliminar