leram-me

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

E assim vai o país e o mundo!

Se há coisa para a qual eu não tenho a mínima paciência é para guerras entre Norte e Sul...Mas tenho menos ainda para quem se julga mais do que eu!
Ontem, enquanto via a reportagem da TVI, sobre o Norte e o Sul, ia sorrindo com a ligeireza das coisas que se iam dizendo até que... uma "senhora" lisboeta, decide dar a resposta mais idiota à pergunta: "Gosta da pronuncia do Norte?"
"Gosto...coitados..."
Coitados??? (disse eu e a jornalista) Mas haverá alguma coisa mais maravilhosa que as diferentes pronúncias que constituem um país? Haverá algo mais genuíno que os modos de cada povo? Haverá algo mais incrível que viajar pelo país e aprender como vive e como fala determinado povo, residente no mesmo país, onde a diversidade é incrivelmente rica? Parece que não! É que "eles (no Porto) não sabem falar...nós é que falamos português correto!" vociferou outro..."senhor" lisboeta, que jogava cartas e nem sequer olhou para quem lhe fazia uma pergunta! Educadinho, digo eu! Mas pelo menos fala português correto! E se se esforçasse um pouquinho só, saberia também que o português é uma língua riquíssima em sinónimos! Quando eu digo estrugido para o arroz, cordões dos sapatos, carcaça com manteiga, o picheleiro vem arranjar o cano, sapatilhas e  meias, o fecho das calças, anda para a minha beira (e podia estar aqui até amanhã) estou apenas a usar o vocabulário que o português põe à minha disposição! E se esses lisboetas têm a pretensão de serem os únicos que falam bem, então deduzo que Açores, Madeira, Alentejo, Beiras, Trás-os-Montes estão completamente excluídos e não passam de um grande bando de analfabetos...juntamente com o Porto!
E já que no Norte, palavrão é vírgula, apraz-me unicamente dizer, a esses senhores (que me meteram um nojo daqueles)
Coitado é o caralho que te foda! 
E quem é do Norte sabe que não estou a tentar ser ordinária, nem tão pouco ofensiva! Estou simplesmente a dizer em bom lisboeta "Coitado és tu!"

2 comentários:

  1. o momento de riso matinal xDD

    assino por baixo em tudo´especialmente na expressão que em nada tem de "ordinária, nem tão pouco ofensiva" :)

    somos um país tão rico pela sua diversidade e as pessoas teimam em fazer disso algo tão pejorativo.
    norte e sul, madeira e açores... é tudo portugal carago!!!

    ResponderEliminar