leram-me

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Códigos de Amizade

Hoje cheguei à triste conclusão que em (apenas) 24 anos os valores mudam drasticamente. E não me refiro à falta de educação, de civismo, de respeito, mas sim à evidente falta de companheirismo que caracteriza grande parte das nossas crianças. Tenho vindo a aperceber-me da alegria sentida pelas crianças quando os seus pares são castigados ou chamados à atenção. Para mim, isso é preocupante. Estas situações sempre me fazem recordar o meu 4º ano. Era boa aluna. Bem comportada. Naquele tempo, há 24 anos atrás, era prática corrente levarmos uns valentes "bolos" com a régua de madeira, que nos deixava as mãos a arder, sempre que a proeza era digna de tal consequência. Aguentei-me 4 anos sem sentir o peso da régua nas minhas mãozinhas...até ao dia em que os rapazes da minha turma decidiram partir um vidro, durante um jogo de futebol. Parecia a Inquisição. Todos cabisbaixos, a professora em cima do estrado de madeira, de mãos na cintura e usando um tom estridente que nos furava os tímpanos: "Quero saber quem partiu o vidro! E se ninguém se acusar, levam TODOS 4 bolos!" Toda a plateia sabia que os bolos não eram doces, nem feitos de farinha e ovos...eram duros e difíceis de engolir. Mas nunca, em momento algum, passou pela cabeça de qualquer um de nós dar o colega de brincadeiras, com quem partilhavamos grande parte dos nossos dias, de bandeja, à professora. Como resultado, levamos todos 4 bolos dolorosos nas mãos. Os meus primeiros e únicos 4 bolos...Não foi fácil, mas era assim a ética naquela altura. Todos se protegiam, ninguém se regozijava com a desgraça alheia. Aprendi que os códigos da amizade eram efectivamente assim e custa-me um pouco muito a aceitar que hoje em dia se faça o oposto pelo gozo de ver um parceiro de brincadeiras passar por um castigo ou um ralhete! Até aos valores a crise já chegou!

1 comentário:

  1. Hoje o que mais vejo são os meninos a fazer queixinhas uns dos outros. Antigamente, se chegassemos à professora a fazer queixinhas ainda eramos gozados por não sabermos resolver os nossos problemas e aprendiamos que era melhor nos defendermos. Agora tudo é queixinhas e mais queixinhas... olha eu quando me fazem queixas são castigados os dois!!!
    Outra coisa que me perturba imenso é ver os meninos felizes por outro ter sido castigado... no meu tempo não era nada assim, defendiamos-nos uns aos outros com garras e dentes, mesmo que não fosse amigo, protegiamos-nos dos adultos, porque ser criança é também brincar, fazer asneiras, tropelias... agora não há espaço para brincadeiras saudáveis, nem amizades, é tudo interesse e inveja!!! Cada vez mais detesto o mundo em que vivo!!!
    OH TEMPO... VOLTA PARA TRÁS!!!!

    ResponderEliminar