leram-me

domingo, 8 de maio de 2011

E se vivessemos eternamente?

A notícia da morte da avó de um grande amigo trouxe-me memórias das minhas avós, infelizmente já falecidas. Duas pessoas tão diferentes e que marcaram a minha vida, tão intensamente. Com uma, partilhei apenas dois anos de vida, mas que me fez uma falta imensa, sempre...ausência sentida de forma estranha, uma vez que não tenho memórias físicas dela, mas de quem sinto umas saudades incríveis e inexplicáveis! Com a outra, a co-existência nem sempre foi fácil...e a ausência deliberada foi ainda mais difícil, mas fez-se o que se pôde. A hora da despedida foi dos momentos mais difíceis da minha vida, até porque uma parafernália de sentimentos me assolava o peito...tristeza, alívio (pelos meses de dor excruciante), culpa (pela ausência, muitas vezes inconsciente)...não foi nada fácil arrumar cada um deles na caixinha certa da minha cabeça, baralhada com a perda.
De facto, perder alguém que amamos é algo que não devia acontecer. Saber que jamais trocarás um olhar, uma palavra, um gesto com aquela pessoa é algo que me faz uma certa confusão. Não lido nada bem com a morte. Assusta-me pensar em perdas irreparáveis...assusta-me não ter o tempo suficiente, ou o discernimento para dizer tudo quanto é importante dizer às pessoas enquanto estão aqui...

2 comentários:

  1. Su... quando o meu avô paterno faleceu senti que um bocado de mim foi com ele. Era uma pessoa que nunca se resignou ao destino pelo contrário….fintou-o. O que principalmente o caracterizava era o bom humor, o gosto pela natureza, pelo seu Benfica e acima de tudo o carinho e amor que tinha pelos filhos e netos.
    Adorava dar os seus passeios, conhecer novos caminhos e conversar com as pessoas.
    Apesar de estar constantemente doente, sujeito a um sofrimento incessante, tinha sempre um sorriso, uma graça ou algum comentário agradável para fazer. Eu sinto muito a falta dele!!! E muitas vezes paro para ouvir as suas respostas às minhas perguntas.
    Su obrigada por deixares-me neste teu cantinho matar saudades de um grande homem que era o meu AVÔ!!!!
    Como tu não lido bem com a morte, nem com a ausência permanente!!!! Tenho muito medo de perder quem amo!!!
    Obrigada Su!!!! :-)

    ResponderEliminar
  2. De nada! É sempre bom podermos partilhar algumas das nossas emoções! E se contribuí para algo de bom, fico mais contente ainda!

    ResponderEliminar